O papel do comprador especialista: mais que preço, a importância do conhecimento tributário nas compras
-
Coluna Mercado e Negócios da edição 31/10/24 (Fotos: Jornal Metas)
Para alcançar ganhos competitivos no produto final, as empresas devem adotar uma visão estratégica no setor de compras, integrando aspectos fiscais na análise de preços. Cada vez mais, o comprador precisa estar especializado ou contar com o suporte de um profissional. Esse apoio permite que ele avalie não apenas o preço nominal, mas também os impactos tributários que influenciam o custo total da aquisição.
Nem sempre o menor preço é a melhor escolha. Produtos de diferentes fornecedores podem ter regimes tributários diversos, como variações de ICMS, PIS e COFINS, e outro impostos que impactam nos créditos em compras dependendo da origem, destino e natureza do produto. A correta classificação fiscal dos itens e a aplicação das alíquotas adequadas são determinantes para evitar custos ocultos e para garantir a competitividade.
Um exemplo prático é a análise da classificação NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), que impacta diretamente na tributação. Erros nesse aspecto podem acarretar multas ou aumentos de custos que comprometem a margem de lucro. Assim, contar com a retaguarda fiscal/ tributária no setor de compras permite decisões mais informadas e alinhadas aos objetivos financeiros da empresa, maximizando a competitividade do produto final no mercado.
Tags
- economia
- NCM
- Negócio
- Preço
- produto
- Tributo
Deixe seu comentário