-
Coluna Direito do Consumidor da edição 31/10/24 (Fotos: Jornal Metas)
Na coluna de hoje vamos falar sobre a nova modalidade do PIX, que passará por mudanças a partir do dia 1º de novembro de 2024, saiba como irá funcionar:
O Pix por aproximação permitirá pagamentos sem que o consumidor acesse o app do banco, poderá ser feito apenas por aproximação.
Para isso o consumidor precisa cadastrar o seu aparelho junto a instituição financeira, carteira digital.
Primeiramente disponível para Android, lançamento está previsto para a próxima semana com negociações em andamento com a Apple.
As transferências estão limitadas em R$ 200 totalizando mil reais por dia, os consumidores só precisam abrir o aplicativo do banco, clicar em “Pix por aproximação” e realizar a autenticação no app. Para valores superiores a R$ 200 serão necessários a digitação adicional da senha transacional, a mesma já utilizada na realização do Pix tradicional.
Sempre vale lembrar que os golpes contra consumidores não param, os golpistas acompanham a evolução da tecnologia para atrair e enganar.
O PIX por ser uma tecnologia nova, requer cuidado redobrado para não perder dinheiro.
Fique atento:
1 - Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
2 - Nunca compartilhe o código de verificação recebido quando você realiza o cadastro da chave Pix;
3 - Não faça qualquer tipo de cadastro no Pix a partir de ligações telefônicas ou contatos pelo Whatsapp. Essa prática não existe;
4 - Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
5 - Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
6 - Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.
Atenção!
Lembrem-se: ninguém recebe um valor de um Pix feito em dobro (golpe);
O banco nunca vai ligar pedindo sua senha (golpe);
Consumidor bem informado, cidadão respeitado!
Tags
- Aproximação
- Coluna
- Consumidor
- Direito
- Direito do Consumidor
- PIX
- Pix por aproximação
Deixe seu comentário