Professoras de Gaspar têm trabalhos selecionados para o Prêmio Inovação

Tainar Hang e Bárbara Bencke utilizaram da mesa interativa para reforçar o conhecimento de seus alunos dos Anos Iniciais

Por

Tainá (1ª da direita e para a esquerda) e Bárbara (1ª da esquerda para direita)


Nesta quarta-feira, 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, duas boas notícias nos dão as professoras gasparenses dos Anos Iniciais Tainara Hang, da Escola Rudolfo Gunther, no bairro Gaspar Alto, e Barbara Daniela de Oliveira Deckert Bencke, da Escola Aninha Pamplona, no Gaspar Mirim. Elas tiverem seus projetos pedagógicos selecionados para a etapa final do Prêmio Professor Caspar Erich Stemmer – Inovação Catarinense. Elas concorrem na categoria Professor Inovador. O concurso estadual, que conta com 14 premiações, incentiva e reconhece os esforços bem-sucedidos de gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) que auxiliam no desenvolvimento dos ecossistemas de empreendedorismo inovador em Santa Catarina. O prêmio é promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e homenageia a memória do Professor Caspar Erich Stemmer, personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da CTI.

A professora Tainara Hang, que dá aulas para alunos da Educação Especial, utilizou um recurso tecnológico oferecido pela Secretaria Municipal da Educação, a PlayTable, uma mesa interativa com diversos jogos educativos, para reforçar o processo de alfabetização de todos os alunos da escola. Ela explica que a mesa interativa, a princípio, seria destinada aos seus três alunos da Educação Especial, porém, ela percebeu o interesse do restante da turma, já que a Escola Rudolfo Gunther é uma das duas de Gaspar que  mantém o sistema de ensino multisseriado (alunos de duas ou mais séries na mesma sala de aula). A partir daí, os três estudantes passaram a interagir mais e a ensinar os demais a utilizarem a PlayTable. A iniciativa inovadora, segundo a professora, contribuiu não apenas para o aprendizado, mas proporcionou a inclusão social dos três alunos da Educação Especial com o restante da turma.   

Já a professora Bárbara Daniela de Oliveira Deckert Bencke desenvolveu o projeto inovador "MACAMIGOS: Inclusão Digital". A ideia, segundo ela, foi realizar um trabalho transdisciplinar para superar alguns dos novos desafios que a educação apresentou após a pandemia de COVID-19. “No caso dos meus alunos, que cursaram o pré-escolar l e ll de forma online ou híbrida, percebi que o incentivo à autonomia e o protagonismo, que resultam dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento da Educação Infantil, estavam muito aquém do esperado por conta desse cenário atípico”, explica a professora.

A ideia, conta Bábara, surgiu antes de um passeio de estudos ao zoológico de Pomerode, no final de novembro do ano passado. “Nas semanas que antecederam o passeio, inclui a temática dos animais silvestres nos planejamentos de alguns componentes curriculares, a fim de contextualizar e tornar ainda mais atrativas a viagem e as descobertas que se dariam nela”, conta. Na véspera do passeio, ela criou o plano de aula MACAMIGOS: linguagens e inclusão. “Busquei como recurso digital a mesa interativa PlayTable, que possui um aplicativo chamado Contador de Histórias, onde a criança pode ver e ouvir livros interativos. Foi assim que a professora tornou a visita ao zoológico muito mais interessante para as crianças, que já chegaram com conhecimento sobre alguns animais que visualizaram na visita guiada.

Próxima etapa

O Prêmio Professor Caspar Erich Stemmer – Inovação Catarinense está dividido em 10 categorias: Agente de Inovação; Pesquisador(a) Inovador(a); Estudante Universitário Inovador; Professor(a) Inovador(a); Jovem Estudante Inovador; ICT Inovadora; Inovação em Produto; Inovação em Serviço ou Processo; Inovação de Impacto Socioambiental; e Governo Inovador. De acordo com o cronograma, os trabalhos aprovados, na primeira fase, passarão agora por uma análise de mérito do Comitê Permanente de Acompanhamento e Avaliação (CPAA). Os três finalistas, de cada categoria, serão conhecidos no dia 17 de abril. A solenidade de anúncio do vencedor ainda não tem data para acontecer. Mas, se as professoras gasparenses conseguirem estar entre os três finalistas já garantem participação numa premiação total de R$ 420 mil. Cada um dos três primeiros colocados receberão, respectivamente, R$ 15 mil; R$ 10 mil e R$ 5 mil, além de certificado e troféu.


Professor Inovador – Critérios de Avaliação

- Contribuição da experiência educativa para o desenvolvimento nos estudantes das competências relacionadas ao processo de inovação: curiosidade, colaboração, pensamento associativo e tendência para a ação e experimentação.

- Impacto da experiência educativa na promoção do empreendedorismo inovador evidenciado por ações desenvolvidas pelo grupo de estudantes (desenvolvimento de ideias de produtos ou soluções, plano de negócios, participação/organização de eventos, oficinas, produção de site ou blog, etc.)

- Contribuição da experiência educativa na disseminação da cultura do empreendedorismo inovador por meio da apropriação pela comunidade

escolar/acadêmica do conhecimento produzido.



A PlayTable

A PlayTable ou mesa interativa é um recurso tecnológico adquirido pela Secretaria Municipal da Educação que potencializa o desenvolvimento motor, social, cognitivo, emocional, raciocínio lógico e a resolução de problemas com foco na alfabetização e no letramento dos alunos com déficit de aprendizado.

A mesa possui aplicativos previamente instalados com atividades das áreas de Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza. Estes aplicativos permitem o uso compartilhado, através dos games em equipe, ou individual, com uso acessível, inclusive para aqueles com deficiência motora ou auditiva. A tecnologia reconhece qualquer toque humano e também de objetos de plástico, metal e feltro, facilitando o acesso e a utilização da plataforma por crianças com deficiência motora.

Além do sistema operacional, as mesas adquiridas por Gaspar contém aplicativos que versam sobre coordenação motora, raciocínio lógico, desenho livre, pintura, memória, quebra-cabeça, detetive, coelhos construtores, dia na fazenda, fábrica de números, tabuada divertida, matemática, guardiões da natureza, ciências, geografia, história, musicalização, alfabeto, caça-palavras, boquinhas-memória e puxa-bocas.