Vila D'Itália: roteiro que encanta

No entanto, ainda faltam mais investimentos do governo municipal para que o roteiro possa atrair mais turistas

Os moradores conhecem bem o legado que os imigrantes italianos deixaram na cidade, mas os turistas que vem à cidade têm a oportunidade de também conhecer um pouco desta cultura. No bairro Alto Gasparinho, eles podem ver traços da imigração, além de encontrar a buona gente, com sua simpatia e boa gastronomia.

Entre os pontos do chamado roteiro Vila D'Italia estão o Engenho do Nono, o Fazzenda Park Hotel, o Circolo Trentino Di Gasparin, o Sítio do Dinda e a Truticultura Bertoldi. Apesar dos muitos atrativos e da beleza do local, o Vila D'Italia não parece ainda ter todo seu potencial explorado. A secretária de Turimo, Indústria e Comércio, Patrícia Scheidt, comenta que hoje acontece de os turistas visitarem os pontos de forma isolada, não como um roteiro completo. "Muitas vezes as pessoas não querem sair do Fazzenda Park, mas não sabem por onde ir. Há o passeio de charrete do hotel, porém os outros turistas não conseguem ver a integração entre todos os atrativos. É preciso se criar um roteiro indicando os pontos", argumenta.

Patrícia revela que a região do Vila D'Itália vai estar em um material divulgação que está eleborado pela secretária, porém uma lei impede que sejam colocados os nomes dos empreendimentos privados. Não poder citar os aparelhos é, para a secretária, uma grande dificuldade. Mesmo assim, ela afirma que o roteiro evoluiu muito. "Os proprietários têm se movimentado mais e isso traz melhorias. A prefeitura também promoveu ações na localidade, como a Caminata in Gasparin, que fez com que mais pessoas conhecessem os atrativos de perto. "O Departamento de Cultura conseguiu, em parceria com o grupo italiano, um painel e nós temos levado os moradores para passear pelo local com os jipes do Tração Total", comenta a secretária.

 
Mesmo que sejam ações que não reúnam um grande número de participantes, a secretária as considera muito importantes, pois os moradores da cidade podem descobrir o que existe na região. Ainda assim, ela reconhece que, para unir os pontos em um roteiro, é preciso primeiramente sinalizar a região, fazer um pórtico que identifique o caminho e implantar mais estrutura. Além disso, o roteiro também poderia explorar outros pontos de forte tradição no bairro, como as olarias, e até mesmo as belas paisagens da região. O trabalho, segundo Patrícia, é "de formiguinha", feito com o orçamento disponibilizado para a área do Turismo. O roteiro Vila D'Itália foi criado no final dos anos 1990, tem muitos atrativos para a população local e turistas, porém ainda não decolou. Patrícia lembra que a prefeitura tem dado estrutura ao local e que a prioridade no momento é a sinalização da área.
 
Exercícios em contato com a natureza
 
Todos os dias é possível ver o número de praticantes de esportes aumentarem nas ruas da cidades. Um exercício que traz bem estar em ambiente urbano pode ser ainda mais revigorante em uma estrada rural, com menos movimento e mais contato com a natureza. Kátia Benevenutti, 45 anos, conta que sempre caminhou, porém a partir do ano de 2009 começou a levar a prática mais a sério.
 
Naquele ano, a moradora do Alto Gasparinho começou a caminhar e correr pelas ruas de seu bairro, chegando a fazer, por muitas vezes, um percurso que ultrapassa os 10 quilômetros. Neste ano, ela comprou uma bicicleta e agora alterna os exercícios nas segundas, terças e quartas-feiras, os dias em que está na cidade. De quinta a domingo ela fica no litoral, onde seu namorado mora, e lá também costuma fazer exercícios. "Correr no Alto Gasparinho é muito gostoso, principalmente pelo contato que posso ter com a natureza. Para mim, caminhar e correr são terapias, fazem bem para a saúde física e mental. Quando você passa por lá de carro, não consegue observar os detalhes e ter um contato tão intenso com o local, o que consegue fazer quando está se exercitando", destaca.
 
Para Kátia, os exercícios trazem ainda uma certa nostalgia, já que desde sua infância mora no bairro. Na semana passada, caminhando, encontrou uma planta que lhe trouxe lembranças de quando era criança. Ela ressalta que correr na estrada de barro também é melhor para o corpo do que em outras superfícies. Kátia teve bursite no pé que, de acordo com o médico, aconteceu devido aos muitos exercícios que fez nos calçadões do litoral.
 
Ele ainda recomendou que ela deixasse para se exercitar mais na estrada de barro. De todo o trajeto que costuma fazer, o seu favorito é o trecho próximo ao Fazzenda Park Hotel, por ser plano, ter pouco movimento e ainda dar uma bela visão do hotel fazenda. Kátia acredita que as atividades físicas têm grande influência por ela ser hoje uma pessoa de bem com a vida e por ter um bom preparo físico. "Caminhadas ou corridas são uma boa forma de exercício. Além de fazerem bem para a saúde e o coração,enriquecem a alma, não exigem habilidade, podem ser feitas a qualquer hora do dia, não têm custos e restrição de idade. Portanto, se você quer ser feliz, caminhe ou corra! Todo mundo teria que tirar meia hora do seu dia para dedicar a si. Quando caminho ou corro, tenho um momento meu, para minha saúde e autoestima", finaliza
 
Roteiro será cenário do 1º Circuito JM Run
 
Foi justamente a beleza do roteiro Vila D'Itália e o clima bucólico do Alto Gasparinho que fizeram com que o Jornal Metas escolhesse este bairro para o primeiro Circuito JM Run. No dia 23 de novembro, corredores de toda a região estarão posicionados para a largada, que acontecerá às 8h, em frente à simpática Capela Santo Antônio. Haverá a opção de dois percursos e o corredor escolhe aquele que está mais de acordo com seu perfil. Uma opção é a corrida de 5km, que sai da capela, na Rua Itália, passa pelas ruas Davi Bonetti e João Mathias Zimmermann e retorna ao ponto de saída. Outro trajeto, de 10 km, tem o mesmo ponto de saída, ingressa na Davi Bonetti e volta para a João Mathias Zimmemamm onde segue em um percurso que vai até o Fazzenda Park Hotel, onde os competidores darão uma volta no belissímo lago e retornarão pelo mesmo trajeto até a igreja.
 
Enquanto correm, os competidores poderão apreciar as belezas naturais do Vila D'Itália e da tranquilidade do bairro. O Circuito JM Run irá premiar os primeiros colocados em dinheiro, além de dar medalhas a todos os participantes. Um total de R$5 mil será distribuido entre os três primeiros colocados nas provas de 5k e 10k (masculino e feminino) e o vencedor em cada uma das nove categorias divididas por faixa etária (masculino e feminino). Além desta premiação, os cinco primeiros das duas provas vão receber troféus, assim como os três primeiros em cada uma das nove categorias. Porém, o maior troféu será mesmo desfrutar por algumas horas deste charmoso roteiro. As inscrições para prova podem ser feitas nos sites Dia de Correr (www.diadecorrer.com.) e Foco Radical (www.focoradical.com.br). Tire o seu tênis do armário e venha correr com o Jornal Metas no dia 23 de novembro.
 
LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube