Neste final de semana os parques aquáticos abrem suas portas oficialmente para receber os turistas

Neste final de semana os parques aquáticos abrem suas portas oficialmente para receber os turistas

Há mais de um século imigrantes alemães e italianos desembarcaram nas margens do Itajaí-Açu para povoar o Vale. Trouxeram na bagagem hábitos e costumes que se enraizaram como uma forte identidade de cultura regional.

Em algumas localidades pode-se bater à porta de várias casas sem ouvir uma única palavra no idioma português. É o caso do bairro Belchior (Alto, Central e Baixo), em Gaspar. Conta a história que as primeiras famílias eram de descendência italiana, porém aos poucos os alemães acabaram por ocupar a maior parte das terras. O enorme lençol freático existente na região serviu para que muitos destes imigrantes ganhassem a vida plantando cana-de-açúcar, arroz, milho, banana entre outras culturas agrícolas.

Mas a água do Belchior não é boa apenas para a lavoura. De uns tempos pra cá, descendentes de imigrantes descobriram que água represada também dá dinheiro. E muito. Nasceu então o turismo rural no Belchior. As cascatas ou "Rota das Águas", como é conhecido o roteiro de parques aquáticos de águas naturais em Gaspar ganhou fama internacional e virou destino de milhares turistas que visitam o Vale do Itajaí no verão.

Nove parques

Há quem diga que a água do Belchior purifica o corpo e a mente. Verdade ou não, o certo é que um mergulho em uma piscina de água natural é refrescante. Tudo cercado pelo verde da Mata Atlântica e muito sossego. A água jorra em abundância das centenas de poços artesianos e abastece um complexo de nove parques aquáticos, sendo cinco deles no Belchior: Cascata Carolina, Cascanéia, Parque Aquático Petry, Recanto Verde e Recanto Belchior.

Completam o roteiro turístico, um pesque-pague, dois hotéis, uma cervejaria artesanal e uma destilaria de cachaça. No pico da temporada de verão, alguns parques aquáticos chegam a atender duas mil pessoas em um único fim de semana.

Abertura oficial dos parques aquáticos acontece neste final de semana

De abril a setembro os parques aquáticos permanecem fechados ou só abrem para excursões e eventos pré-agendados. Esta lacuna preocupa os proprietários que buscam criar atrações para garantir movimento os 12 meses do ano. Enquanto isto não acontece, as instalações passam por manutenção de rotina.

A largada oficial da temporada de verão acontece neste final de semana com a previsão de chuva. Do lado de fora dos parques a reclamação é uma só: as condições precárias das estradas.

O Rota das Águas nasceu há 23 anos, sem nenhuma grande pretensão comercial. A idéia da família Thais era reunir amigos no final de semana em uma represa de água límpida e cristalina no Belchior Alto.

Eles vendiam bebidas, serviam pestiscos e "jogavam conversa fora". O negócio acabou dando certo e pouco tempo depois havia uma piscina de água hidromineral no lugar da represa. Outros donos de terras da região seguiram o mesmo exemplo da Carolina, e o turismo das águas definitivamente se inseriu à paisagem verde e bucólica do Belchior.

Comente esta reportagem enviando um e-mail para [email protected]