Pelas lentes de Filipe Pitz

Jovem revela talento com a câmera nas mãos

Por

De trás do balcão da farmácia, seu primeiro emprego com apenas 12 anos de idade, Filipe Pitz, nascido no Gaspar Grande, já enxergava o mundo pelas lentes de uma câmera fotográfica. É bem verdade que era um equipamento simples, comprado com a primeira economia de salário. Nos finais de semana ele saía por aí fotografando gente, paisagens, bichos e plantas.
O negócio começou a ficar sério quando Pitz comprou um equipamento profissional e passou a fotografar a galera nos shows e baladas de fim de semana. As fotos eram publicadas no site
www.hlera.com.br de Gaspar. Ele fez isto por algum tempo até entrar definitivamente para o ramo da fotografia de eventos - convenções de empresas, casamentos, batizados e aniversários. Até aí, o trabalho fotográfico era uma espécie de "bico" de fim de semana.
Neste ano, Pitz, 21 anos, largou o emprego na área de recursos humanos de uma grande empresa de Gaspar e decidiu investir no ramo da fotografia. Há duas semanas, ele inaugurou o seu estúdio fotográfico. O espaço é bem localizado, na Rua Nereu Ramos (ao lado da Gráfica I9), no bairro Coloninha. "A demanda cresceu muito, precisa de um local para atender melhor aos clientes", justifica o jovem fotógrafo.
A ideia do estúdio, conta Pitz, começou a amadurecer desde que ele descobriu, por acaso, que havia carência no segmento de fotos para catálogos na região. "O dono de uma confecção (hoje seu cliente) perguntou se eu sabia fotografar roupas para catálogo. Eu disse que sim", lembra Pitz. Foram 12 horas ininterruptas de sessão de fotos. Ele gostou tanto da experiência que montou um estúdio fotográfico no próprio apartamento que divide com a família no bairro Santa Terezinha.
De lá pra cá foram dezenas de horas de sessão de fotos principalmente roupas para empresas de Gaspar, Blumenau, Brusque e Balneário Camboriú. "É um mercado que tem muita demanda na nossa região", afirma Pitz.
Entre os seus mais importantes trabalhos está o catálogo de verão 2010 da Dagatex com Sabrina Sato (foto acima), apresentadora do programa Pânico da Rede TV. "Ela é muito simples e simpática", revela Pitz. Além do catálogo, o trabalho dele com Sabrina pode ser conferido em outdoors espalhados pelas cidades da região.
Pitz diz que  cada sessão de fotos para catálogo é uma nova experiência. "Exige criatividade". E criatividade e determinação não faltam ao jovem e talentoso fotógrafo.

Cliente recebe o catálogo finalizado
A Filipe Pitz Produções Fotográficas produz todo o catálogo. Este é um diferencial importante para quem está entrando no mercado. "Contrato as modelos e maquiadoras, faço as fotos, crio o layout e faço a impressão, ou seja, o cliente me entrega as roupas e eu devolvo o catálogo pronto, ele só se preocupa em aprová-lo", explica Pitz. A empresa também faz fotos de convenções de empresas, festas e books individuais. O telefone para contratar trabalhos é (47) 3332-8498.