Ele fala do seu trabalho: cortar árvores

Ele fala do seu trabalho: cortar árvores

Pedro Paulo Vi-eira, o popular Pedrão, é muito conhecido no bairro Lagoa. Ele é um expert no que faz: derrubar árvores. O conhecimento veio do longo período cortando árvores nativas juntamente com o pai e os irmãos em Gaspar.
A família Vieira vendia a lenha para a extinta usina São Pedro, no centro de Gaspar, e para engenhos da região. Em troca, recebia subsídios para plantar cana, milho, aipim, feijão, entre outros produtos agrícolas. A madeira também era usada na construção de casas. “As mais caras eram a peroba, o guaraparim, a canela preta e o sassafrás”, conta o lenhador.
As árvores eram derrubadas de acordo com a demanda do mercado. O único instrumento de trabalho era o machado, e o transporte era feito em carros com tração animal. “Fiz muita força carregando e descarregando madeira”, recorda Pedro. O local de  trabalho da família eram as áreas próximas à beira do rio, mas onde aparecesse lenha para cortar lá estavam eles.
Pedro diz que o trabalho continua pesado, porém lucrativo e prazeroso. Uma das vantagens, argumenta, é que o lenhador busca madeira em vários lugares o que torna a atividade dinâmica. Assim, Pedro cansa o corpo, mas não a mente.
Ele tem o auxílio de um de seus filhos e de dois empregados. Como a legislação é rigorosa, o eucalipto passou a ser a única matéria-prima com a qual ele trabalha. “É tanta lei que a gente nem pode trabalhar direito”, queixa-se Pedro.
De fato, a atividade extrativista é cercada pelo rigor das leis criadas a partir da Política Nacional do Meio Ambiente (1981) e fiscalizada por órgãos ambientais e ecologistas de plantão. Há 30 anos, pouco se falava em preservação ambiental e não havia uma legislação específica. O corte de madeira era livre. A lei atual  estabelece o corte somente em áreas reflorestadas para este fim ou quando autorizadas pelos órgãos ambientais.

“As mais caras eram a peroba, o guaraparim, a canela preta e o sassafrás.”
Pedro Vieira

Patrimônio natural
As espécies de árvores nativas existentes no Vale do Itajaí

Canela burro
Canela preta
Canela pimenta
Laranjeira do mato
Peroba
Pau-caxeta
Amesca
Landim
Bicuva
Caveira do mato
Silva (lenha)
Sassafrás
Canela merda
Canela branca
Licurana
Cupiúva
Baguaçu
Guaraparim
Guaraçá
Pindaíva
Guamirim
Grandiuva
Goiabeira
Pau Óleo