Obra do IF em ritmo acelerado
A chuva atrapalhou, mas esforço garante prazo
A chuva atrapalhou, mas esforço garante prazo
A obra do campus de Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) está dentro do prazo. A boa notícia foi dada pelo professor e diretor geral da unidade, Carlos Antônio Queiroz. Neste ritmo, em março de 2010 Gaspar e outros 21 municípios ganham o mais moderno centro de pesquisa e oferta de educação profissional de nível médio do Vale do Itajaí. O investimento de R$ 5,1 milhões é o maior já feito pelo governo federal no município. O IF-SC está sendo erguido numa área de 34 mil metros quadrados, cedida pela Associação de Moradores do Bairro Bela Vista, na rua Adriano Kormann.
Queiroz lembra que a obra iniciou com atraso em função da enchente de novembro de 2008, mas o esforço concentrado da empreiteira e da prefeitura, que executou as obras de terraplanagem e instalação de tubos, está conseguindo cumprir o cronograma. Ele dá uma outra boa notícia aos moradores do Vale. O concurso público para a contratação de professores e técnicos administrativos deve acontecer ainda este ano. “Esta é a nossa prioridade no momento”, garante.
Na próxima reunião da direção do IF-SC, em Florianópolis, Queiroz deve ter a confirmação de que as provas acontecerão em outubro. Inicialmente serão 30 vagas para professores de formação geral - português, inglês, espanhol, física, química, educação física, matemática, biologia, sociologia, história e geografia - e 20 para técnicos administrativos. Haverá ainda vagas para profissionais especializados em engenharias, informática e vestuário. Em pleno funcionamento, o campus do IF-SC atenderá a 1.500 alunos. Num primeiro momento, foram definidos os cursos de qualificação integrada com ensino médio em informática e vestuário com oito semestres de duração, e outros dois de formação inicial de auxiliar em Costura e Modelagem e de Montagem e Manutenção de Computadores com 240 horas/aula.
No canteiro de obras, 25 operários trabalham em ritmo acelerado para colocar de pé os quatro blocos de salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, refeitório e centro administrativo. “Já concluímos a estrutura de um dos blocos, embora a chuva da última semana de julho tenha prejudicado o andamento dos trabalhos”, afirma o mestre de obras da empreiteira contratada, Isair Daguette. Ele explica que por ser um terreno argiloso foi necessário um estaqueamento de 20 metros de profundidade, o que demandou um prazo maior na fundamentação. Ele calcula que até novembro os 6,2 mil metros quadrados da estrutura do IF-SC estará finalizada, partindo-se então para a fase de acabamento: instalação hidráulica e elétrica, colocação de pisos e azulejos entre outros detalhes.
Empreendimento traz benefícios para vários segmentos da economia
O IF-SC trará investimentos na Associação de Moradores do Bela Vista. Em troca de ceder a área do campo de futebol, a entidade ganhará duas novas quadras poliesportivas e reforma no salão social onde hoje estão alojados alguns empregados da empreiteira. No entanto, o presidente da Associação de Moradores, Jean Grim, diz que o grande benefício para a comunidade é a estrutura que será criada em torno do IF-SC. “Outros investimentos estão sendo feitos no bairro, o que trará um desenvolvimento mais rápido”. Em contrapartida, o custo de vida subiu no Bela Vista. “Está difícil encontrar um imóvel residencial para alugar nas imediações do IF-SC, e quando isto acontece o preço está lá em cima”, revela Jean.