Simplesmente dançar
Esta é uma propostas pedagógicas da Escola Luiz Franzói
Adança é uma linguagem corporal. Por meio de movimentos cadenciados, transmite-se leveza e emoção. Isto traz inúmeros benefícios, como a sensibilidade, o relaxamento e reforça laços afetivos. A Escola de Educação Básica Luiz Franzói, no bairro Bateias, desenvolve, com sucesso, um projeto na área da dança. Uma vez por semana, alunos do 1º ao 8ª ano participam das aulas ministradas pela professora Dominique de Andrade. O projeto existe há três anos na escola, com resultados supreendentes para alunos e professores. O envolvimento é intenso. “É uma atividade física para todas as idades. No caso da escola, os alunos criam vínculos fortes de amizade por meio da dança”, observa a professora Dominique.
Além do fator social e físico que este tipo de atividade representa na vida de um jovem, a professora Dominique tem um objetivo final bem claro: preparar o grupo para o tradicional Festival de Dança de Gaspar, evento que acontece no mês de setembro. E neste quesito, a escola do Bateias não decepciona. Em 2009, ficou em primeiro lugar na categoria do 5º ao 8º ano. As apresentações não se limitam ao festival. O grupo da professora Dominique faz exibições na escola e em outros eventos durante o ano.
A estudante Helen Stefany Cruz, de 9 anos, conta os dias e as horas para a aula de dança. “É legal, a gente aprende muita coisa bacana”, afirma com simplcidade a jovem. O menino Tiago Simon Coelho, de 9 anos, acha “a dança um bom exercício físico”.
Se as crianças gostam, imagine os pré-adolescentes que já começam a se preocupar com o corpo. Franciele dos Santos, de 12 anos, conta que fez amizade com as colegas de aula nas aulas de dança. “A gente se aproximou mais, ficamos mais amigas”.
Para Andrina Andriette, de 11 anos, que dança há dois, “o bom das aulas é que a ninguém fica parado”. Já Valesca Maria Lana, de 11 anos, diz que quando pode sempre dá uma ajuda nas “novatas”.
Jenifer Rafaela Lana, 12 anos, pratica dança na escola há quatro e nem pensa em parar. A dança, aliás, um problema físico quase afastou a jovem das aulas de dança. “Eu tive um problema no joelho e o médico disse que eu teria que ficar sem fazer exercícios. Chorei muito e disse para meus pais que queria continuar porque gosto muito de dançar”. O pedido foi aceito; hoje, Rafaela usa uma proteção no joelho.
Benefícios da prática diária
A dança traz inúmeros benefícios, desde o aspecto físico até sociais e afetivos. Toda a arte requer sensibilidade que precisa ser desenvolvida. Conheça algumas das vantagens da dança.
> Estimula o trabalho das funções psicomotoras, tais como: esquema e imagem corporal, tônus, equilíbrio, lateralidade, dissociação do movimento, estruturação espaço-temporal; praxia global e fina, ritmo e relaxamento;
> Desenvolve as possibilidades musicais e rítmicas;
> Auxilia no contato com os fatores do movimento (espaço, tempo e intensidade);
> Desenvolve a expressividade corporal e dramatização;
> Previne deficiências físicas e posturais;
> Auxilia na percepção visual e auditiva;
> Socializa, possibilitando o convívio em grupo;
> Amplia a linguagem corporal do aluno e a capacidade motora;
> Desenvolve a criatividade como elemento de auto expressão;
> Conduz o aluno a aguçar o gosto pela arte;
> Proporciona a aquisição de um corpo ágil, alongado e sadio;
> Desenvolve a disciplina;
> Possibilita uma profissão.