Leitor

Metas nos Bairros - Edição 74

Por

A Imagem
O casarão do Belchior está com os dias contados. O estado de conservação é lastimável e o seu proprietário não tem recursos para restaurá-lo. Em Gaspar não existe lei que proteja o patrimônio cultural. A foto acima é de uma pintura de Lucinda Schmidt que deu o quadro à sua sogra Leopoldina Schmidt.


Artigo


Uma semana para refletir o meio ambiente

Numa semana em que se acentuou as denúncias de atos degradativos contra o meio ambiente em todo o mundo, duas vertentes da socidade brasileira segue o seu embate. De um lado quem defende uma legislação ambiental mais flexível, para que alguns setores da economia possam alcançar melhores índices de crescimento, como por exemplo o agronegócio.
Uma segunda corrente, a dos ecologistas e ambientalistas, radicalizam posições e apregoam, para breve, o fim das reservas naturais do Planeta caso a lei não seja rigorosa. O embate parece interminável e inevitável. No meio deste fogo cruzado está o governo, que continua a protelar decisões e a lavar as mãos como Pôncio Pilatos.  
Uma das saídas é o desenvlvimento sustentável, que reúne uma série de modernas ações técnicas, econômicas, sociais e ambientais, porém, de alto custo para os empresários. Por isso, poucas empresas conseguiram passar da fase da teoria. O que se observa são iniciativas pontuais que muito pouco contribuem para  salvar o Planeta.
Por outro lado, o cidadão comum está ainda muito distante do debate sobre a questão ambiental. Atitudes do dia-a-dia estão aí, para provar que as pessoas não se preocupam em preservar o meio ambiente nem dentro da sua própria casa, embora ache importante que as leis sejam rigorosas. 
Não se tem a exata dimensão dos prejuízos já causados ao meio ambiente e se é possível revertê-los. O que se admite, no entanto, é o início tardio do debate. Além disso, a falta de comprometimento de nações importantes, como os Estados Unidos, que se negam a assinar o Tratado de Kioto, que reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera, mostra que  será preciso fazer se andar muito para alcançar a unanamidade.

Atitudes do dia-a-dia estão aí, para provar que as pessoas não se preocupam em preservar o meio ambiente.


Alexandre Melo
Jornalista e editor do Metas nos Bairros

 
Agenda

Feijoada
Tradicional Feijoada da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Será realizada no Salão Cristo Rei, hoje (6), no horário do almoço.

Festa do Padroeiro
A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Belchior Alto, comemora neste final de semana (6 e 7) o dia de seu padroeiro. A festa é tradicional e reúne todos os anos os moradores do bairro e visitantes de outras regiões. As história da festa, as atrações e a programação para este ano são tema de uma reportagem desta edição do Metas nos Bairros (pag. 7).

Pedágio
Acontece hoje (6) nas pricipais ruas da cidade o Pedágio da Apae. A ação visa a arrecadação de fundos para investimento na estrutura da escola. Colabore!


Vacinação
Começa na seguda-feira (8) e segue até o dia 19 a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Informe-se com o seu agente de saúde ou no Posto de Saúde mais próximo de sua residência.


Participe da Agenda do MB:
metasnosbairros@directioneditorial.com