Leitor
Edição 608 - Metas nos Bairros N81
A Imagem
Nas enchentes de novembro de 2008, toda a área da foto acima, no acesso ao Arraial, foi coberta pelas águas. Embora a técnica de plantio do arroz na região seja a irrigada, o volume de água foi suficiente para dizimar as lavouras. Hoje, o cenário é outro e os produtores, refeitos da tragédia, voltam a preparar a terra para o plantio.
Do Leitor
Quero agradecer a homenagem feita ao meu avô Hercilio Fides Zimmermann no Metas nos Bairros (Edição 79 - Margem Esquerda). Ficamos emocionados pela reportagem. Tudo o que foi dito a este grande homem é verdade. Foi para mim um pai e avô. Fomos criados por ele, pois nossa mãe, Eligia Helena Wanzuitt, ajudou na criação dos filhos. Sempre fomos tratados com muito carinho e respeito por ele e seus filhos. Foi um dos fundadores de Gaspar e temos muito orgulho de fazer parte desta familia. O Jornal Metas para mim sempre foi um grande Jornal e a partir de agora se tornou ainda maior. Obrigado Jornal Metas por esta grande homenagem.
Rosalena Wanzuitt, Gaspar
Artigo
Dia do Agricultor
Os números do agronegócio brasileiro são tão surpreendentes quanto a falta de apoio dos governos para o setor. Noventa por cento dos agricultores não conhecem a sua força e importância para a economia do país. É no campo onde tudo começa e a menos que se criem alimentos artificiais para venda em larga escala, continuará a agricultura a ser a locomotiva da economia brasileira.
Hoje, 33% do Produto Interno Bruto é originado no campo, seja a partir de sofisticadas máquinas e apurada tecnologia de cultivo ou das mãos calejadas do pequeno produtor que ainda usa rudimentares, mas eficientes técnicas de plantio.
Em Gaspar, a agricultura é o sustento de 300 famílias, mas num passado recente já foi de mais gente, só não é mais em função de uma política equivocada dos governos que provocou um grande êxodo rural nos últimos 40 anos no país. Mas ainda existem aqueles que resistem e insistem na atividade, por acreditar nela ou por não saber fazer outra coisa na vida a não ser plantar e colher.
Se ainda dá para ser agricultor? Sim. Basta abrir os arquivos do Metas nos Bairros nestes quase 20 meses de peregrinação pelo interior de Gaspar e comprovar. Nossas principais fontes de reportagens são justamente os agricultores. A reportagem se deparou com dezenas de histórias emocionantes que começaram no final do século XIX e vêm de geração em geração sendo escrita pelo cabo da enxada.
É para estes “heróis do campo” que dedicamos esta edição especial do Metas nos Bairros às vésperas de mais um Dia do Agricultor, comemorado na próxima terça-feira (28 de julho). A chamada de capa resume bem o valor do agricultor.
Alexadre Melo
Jornalista e Editor do Metas nos bairros