Se tivesse seguido o conselho do pai, Nelson Theiss não seria dono de um dos mais belos parques aquáticos
Se tivesse seguido o conselho do pai, Nelson Theiss não seria dono de um dos mais belos parques aquáticos
Se o pai de Nelson Tesch estivesse vivo diria ao filho para continuar a plantar milho, banana, mandioca e a vender porco, galinha e queijo na cidade. O jovem colono seguiu o conselho do pai até 27 anos idade, mas vez que outra sonhava alto. "Eu dizia pra ele que devíamos investir no turismo rural, construindo uma piscina de água natural. Ele respondia que era bobagem; uma vez apanhei dele por insistir tanto nesta idéia", conta Nelson. No início dos anos 90, o agricultor "pendurou" a enxada e o arado e foi atrás do seu sonho de adolescente aos 36 anos de idade. Com a ajuda da esposa, Ivone Tesch, construiu a primeira piscina de água natural na propriedade herdada do pai. O nome do parque, localizado no Belchior Alto, é apropriado para o lugar: Recanto Verde. De fato, área verde é que não falta no entorno do parque, o que valoriza ainda mais o contato com a natureza. Este é um dos segredos, segundo Nelson, para a vinda de muitos turistas estrangeiros ao Recanto Verde. "Eles ficam impressionados com a riqueza natural do lugar", observa o empresário.
No início, o público que visitava o parque era, basicamente, de moradores de Gaspar e região, porém, aos poucos o negócio cresceu e mais duas piscinas adultas e uma infantil, playgrounds, campo de futebol, quiosques com churrasqueiras, área de camping entre outras atrações foram sendo complementadas à estrutura. Os dois tobogãs Nelson faz questão de dizer que fez sozinho, desde o projeto até a obra de alvenaria. "Fui a outros parques pra ver como era e desenhei no papel", conta orgulhoso da sua obra de engenharia. A piscina maior tem capacidade para 1,4 milhão de metros cúbicos de água, a outra 650 mil metros cúbicos de água.
O Recanto Verde fica numa área plana, por isso tem sido procurado por muitos grupos da terceira idade. Sempre simpático e falante, Nelson só fecha o semblante quando o assunto é a estrada de acesso ao parque. "Nosso principal concorrente é a estrada. Gostaria de ampliar o negócio, construindo cabanas para pernoite, mas com este acesso fica difícil vender qualquer pacote de turismo sem revelar a dificuldade", diz Nelson que conta ter cancelado o evento de uma grande empresa de Curitiba com receio do ônibus da excursão não chegar até o local por causa das estradas.
Equipe trabalha em ritimo acelerado na manutenção
O Recanto Verde abre oficialmente a temporada daqui a alguns dias. Nelson e a equipe trabalham em ritmo acelerado para deixar tudo em ordem. "A gente já abre de casa cheia", garante o empresário que tem agendados vários eventos de fim de ano de empresas da região e até de outros estados. Para esta temporada, ele investiu no alargamento das calçadas em volta das piscinas. "As mulheres pediam mais espaço para o banho de sol", justifica. Além disso, o restaurante está com novo ecônomo.
Nelson admite que o movimento vem caindo a cada ano. A explicação, segundo ele, é o aumento da concorrência e as condições das estradas de acesso ao parque no Belchior Alto. "Cancelei o evento de uma empresa de Curitiba porque não tinha como o ônibus chegar até aqui", lamenta o empresário. Em outras épocas, o Recanto Verde chegou a receber 2.700 visitantes em um único dia. Na temporada 2007/2008, de acordo com Nelson, no dia de maior movimento havia 1.600 pessoas no parque. O empresário espera melhorias nas estradas de acesso ao seu parque, para voltar a investir no empreendimento. "A pavimentação do acesso às cascatas vai melhorar significativamente a qualidade do turismo no Belchior", acredita Nelson. O empresário diz que o turista não gosta de muita rusticidade. "Ele quer contato com a natureza com o mínimo de conforto, por isso investimos na qualidade dos serviços e precisamos que o poder público também invista na melhoria da infra-estrutura", finaliza Nelson.
Parque Aquático Recanto Verde
Rua José Schmitt Sobrinho, 2675 - Belchior Alto
Fone: (47) 3397-8304
Ingressos: R$ 5,00 (menores) e R$ 10,00 (adultos)
Principais atrações: três piscinas e dois toboáguas
Comente esta reportagem enviando um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário