A história de sucesso e o futuro da gasparense Dagatex
A história de sucesso e o futuro da gasparense Dagatex
Com a união da primeira sílaba dos nomes Dayana e Gabriela, acrescida das iniciais da palavra têxtil, forma-se o nome a uma empresa estabelecida em Gaspar há 10 anos.
Dagatex Confecções é o sonho concretizado dos empresários Itacir Antônio Tognon e Maria Luiza Lucion Tognon, que definem sua trajetória em quatro palavras: determinação, trabalho, arrojo e inovação.
Vindos de Xanxerê, Itacir e Maria Luiza planejavam ter seu próprio negócio. A vinda para Gaspar se deu em conseqüência de uma transferência da Polícia Rodoviária Estadual, atividade profissional até então exercida pelo empresário.
Já Maria Luiza trabalhou durante muitos anos no ramo farmacêutico e encontrou dificuldades de mercado na sua área pela região.
Como as duas filhas do casal eram pequenas na época, a empresária foi atrás de outra profissão. Teve aulas de costura no Senai de Blumenau e passou a desenvolver e confeccionar lingeries na garagem de casa, no bairro Margem Esquerda.
Era preciso produzir, em média, 70 peças por dia, para conseguir ao menos cobrir os custos. Após um tempo, o casal alugou um espaço para confeccionar as peças. Em seguida ergueu o primeiro galpão.
De lá para cá, a Dagatex não parou mais de crescer, tornando-se assim mais um caso de sucesso na próspera indústria têxtil de Gaspar. Mas a história de sucesso do casal no ramo da confecção ainda não estava concluída. Na época, a malha era o principal produto das empresas de confecção do Vale. Foi então que os empresários tiveram a ideia de lançar algo pouco explorado pelo mercado: a linha fitness. O sucesso foi imediato e impulsionou sobremaneira as vendas da empresa.
Marketing
Dayana, filha mais velha do casal, está no último semestre da faculdade de moda e já participa ativamente dos negócios da família.
A família fala com entusiasmo do objetivo para 2009, ano em que completa 10 anos: investir na área de marketing.
A coleção verão 2009/2010 da Dagatex traz Sabrina Sato como garota propaganda da marca. A linha incluiu novos tecidos para melhor atender ao consumidor. O mostruário ficará pronto até o final de maio, para que os clientes possam realizar seus pedidos. “Exigente como o mercado está, ou você se atualiza ou fica para trás”, afirma Itacir.
A Dagatex aproveitará as feiras que acontecerão na região nos próximos meses para intensificar a divulgação institucional e da sua linha de produtos 2009/2010. Doze outdoors serão colocados por toda a região, além do planejamento estratégico de divulgação institucional. No dia 29 de maio acontece na Associação Bunge a festa em comemoração aos 10 anos da empresa, com a presença de funcionários, representantes, fornecedores e amigos.
Empresa amplia fronteira comercial
A coleção de roupas da Dagatex é desenvolvida por Marcelli Bussarello, estilista da marca há quatro anos. A empresa prima pela qualidade do produtos oferecidos, com matérias-primas selecionadas e equipe altamente qualificada.
A Dagatex ampliou sua fronteira comercial para outros três estados do País: Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. De acordo com Maia Luiza, a falta de mão-de-obra qualificada na região dificulta a expansão do negócio para outras regiões.
Ela e o marido veem como fundamental a presença na linha de produção. Por isso, ela faz questão de orientar seus colaboradores para o cuidado com a qualidade final do produto.
Quarenta e cinco pessoas integram a “família” Dagatex, que hoje possui uma área fabril com 800 metros quadrados e uma ampla sede recreativa no bairro Margem Esquerda, com áreas de lazer e esporte, o que proporciona a integração entre a empresa, cliente, colaboradores e seus familiares.
Deixe seu comentário