Escola usa a poesia como método didático

Por

 "Sempre que sol/ Pinta de anil/ Todo o céu/ O girassol/ Fica um gentil/ Carrossel". 

Assim escreveu Vinícius de Moraes no poema "O Girassol" e assim recitaram duas pequenas alunas da escola Ana Lira, no bairro Alto Gasparinho.
O Concurso de Declamação de Poesias acontece apenas na semana que vem, de 24 a 26 de outubro, porém os alunos da escola já começaram a ensaiar os poemas que irão recitar. As crianças já tiveram uma primeira experiência, com um recital de poesias interno e agora ensaiam um novo poema para tentar concorrer aos prêmios do concurso. Débora Cecília Coradini, 8 anos, faz parte da dupla que irá apresentar "O Girassol", e conta que a escolha se deu pelas palavras bonitas do poema e também por um gosto particular pela flor. "Na primeira vez, recitei uma poesia de Cecília Meireles, desta vez, escolhemos de outro autor, Vinícius de Moraes. Achamos o poema em um dos livros da escola. Adoro ler poesia e também escrevo um monte em casa", conta a menina.
João Otávio Buchmann Linhares, 9 anos, pratica diariamente na escola. Embora o poema seja de sua autoria, ainda se confunde um pouquinho em algumas partes, mas garante que já sabe quase tudo de cor. "Quando eu treino, sai uma boa apresentação. Escrevi o poema para um trabalho da escola e escolhi ela para o concurso porque acredito que usar um texto de minha autoria deve valer mais na hora da avaliação", conta o pequeno. Quanto aos trabalhos com poesias, ele admite: "é bem difícil fazer poesia". Para se inspirar, ele leu textos de grandes poetas, como Elias José, Vinícius de Moraes e Manoel Bandeira.
Outro que recitará um poema próprio é Gabriel Luís Luetkemeyer, que se revela um pequeno apaixonado com o poema "Amor". Ele conta que escreveu pensando em uma menina de que gosta. O poema também foi fruto de um trabalho de escola e, depois deste, ele escreveu mais cinco poesias. "Escolhi declamar este poema porque queria mostrar para as pessoas o que estou sentindo. O poeta de que mais gosto é o Vinícius de Moraes, porque ele romântico", explica o menino. Mesmo se mostrando um romântico nato, ele confessou que ainda não declamou seu poema para sua musa inspiradora.
 
Interdisciplinar
A diretora da escola, Sandra Buchmann, explica que a poesia é trabalhada de forma interdisciplinar na escola, incluindo professores de todas as áreas. "Nosso maior objetivo foi cumprido, que era fazer com que as crianças desenvolvessem gosto pela poesia. Eles conheceram diversos autores, sabem diferenciar um do outro. Agora, pedimos para elaborarem um texto e muitos já escrevem, automaticamente, em forma de poesia", conta Sandra. Além da escrita, os alunos têm outros benefícios com a declamação. Sandra percebeu que eles perdem a vergonha e ainda descobriu muitos talentos escondidos nas salas da escola.