Assim a Vidraçaria Toniolli garante espaço no mercado

Assim a Vidraçaria Toniolli garante espaço no mercado

ma das mais tradicionais lojas do centro da Gaspar, a Vidraçaria Toniolli, atua no mercado há quase meio século. O estabelecimento teve seu início com Daniel Toniolli, que abriu uma marcenaria na casa onde morava. Depois, o negócio foi ampliado, atendendo aos clientes também com a venda de vidro e tintas.

Logo, Daniel deixou de trabalhar com marcenaria, para cuidar do preparo e colocação de vidraçaria nos mais diversos lugares da cidade. Até uma máquina para fabricar a massa que se usa para colocar o vidro em seu lugar, Daniel fez. Muitas pessoas ficaram interessadas no invento e foram pedir réplicas para fabricar outros produtos.

Aos 14 anos, seu filho Renato (foto ao lado), começou a aprender o ofício e a ajudar na loja. Com o tempo, Renato ganhou independência e passou a cuidar sozinho da instalação dos vidros. Dos cinco filhos que Daniel teve, Renato foi o único que seguiu os passos do pai. Hoje, é ele quem toca o negócio da família, com a ajuda dos sobrinhos, Carlos Eduardo e Carlos Alexandre Wehmut, que representam a terceira geração da família a trabalhar na vidraçaria. Da a época em que Daniel começou a trabalhar com vidros, muita coisa mudou. Hoje, segundo Renato, usa-se muito mais o material do que antigamente. "Naquela época não se tinha prateleiras nem tampo de mesa de vidro, era tudo de madeira", conta. Como o uso de madeira está se tornando cada vez mais restrito, devido as questões ambientais, o vidro tornou-se uma das opções mais procuradas. Para garantir a qualidade do trabalho, Renato adquiriu máquinas com novas tecnologias. Uma delas consegue deixar o vidro perfeitamente retilíneo, além de ser mais rápida na elaboração do produto. Dependendo da quantidade de serviço, com a nova máquina um tampo de mesa pode ficar pronto em até uma hora. Outra tecnologia trazida para a loja foi uma mesa de corte que faz o vidro ?flutuar?.

A máquina criada por Daniel foi desativada. "Como temos muito trabalho, falta tempo para fazer a massa que usamos para colar os vidros, então compramos pronta. Porém, pretendo voltar a usá-la em breve", garante. A vidraçaria mantém uma carteria de clientes em várias cidades do Vale, como Blumenau, Brusque e Ilhota. O atendimento vai desde o orçamento, até a medição do espaço a ser instalado o vidro, corte, lapidação e colocação. A loja também faz consertos de vidraçaria. "Trabalhamos com vidro temperado, espelhos, tampos de mesa, decoração", enumeraRenato. A qualidade do serviço é um dos destaques da loja, assim como a tradição que passa de geração em geração. "As pessoas vem aqui porque o lugar e a qualidade do serviço são conhecidos e reconhecidos na cidade", finaliza Renato.

Meta é ampliar as vendas no setor de tintas

A Vidraçaria Toniolli gera cinco empregos diretos e dois indiretos, entre eles, os netos de Daniel. O mais novo, Eduardo, ajuda desde o atendimento aos clientes, até na produção. Já Alexandre, tira medidas e faz a colocação do vidro, além de preparar orçamentos. Renato trabalha mais no corte e lapidação, sai da loja apenas em serviços mais complexos. Para este ano, a intenção é ampliar o atendimento no setor de tintas. A loja vende apenas as cores tradicionais, porém, a meta é investir em uma máquina que faça novas cores. "Assim, vamos poder atender a mais clientes", projeta Renato. Em 2008, a empresa ganhou o Prêmio Destaque Empresarial em Vidraçaria, promovido pela empresa Destaque Empresarial Pesquisas & Publicidade.