Belchior celebra padroeiro

Evento acontece neste final de semana, na Paróquia

Por

Evento acontece neste final de semana, na Paróquia 

A secular festa do padroeiro da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Belchior, começou ontem (6/06) e promete reunir e divertir católicos e não católicos até domingo.
São três dias de festa, com amplo serviço de bar e cozinha. A organização é do Conselho Pastoral. O pároco do Belchior, Márcio Fernandes, lembra que a festa não só celebra o padroeiro como a própria formação da comunidade já que a primeira igreja foi erguida por volta de 1900 quando poucas famílias viviam na região do Belchior.
A primeira noite, sábado, é sempre a mais animada dos três dias de festa. Ela começa com a celebração de uma missa a partir das 19 horas, seguida de um baile com a banda Marca de Galpão. Segundo o padre Márcio, a programação de sábado atrai o público jovem. Já no domingo, o evento atrai o público de mais idade com a missa, às 10 horas, celebrada pelo bispo Dom José. O baile terá início às 14 horas, embalado pela banda Amigos do Fandango.
O mais importante, diz o padre Márcio, é a confraternização. “A festa aproxima as pessoas”. Segundo ele, a integração da comunidade faz da celebração da padroeira um momento inesquecível. “As pessoas estão tão ocupadas com seus afazeres do dia-a-dia que acabam esquecendo do lazer”,  opina o pároco. A entrada da festa é gratuita.
Otimismo
O vice-presidente do Conselho da Paróquia, Francisco Horst, está bastante otimista com o evento deste ano. “A festa do padroeiro da paróquia costuma reunir um grande público, e neste ano não será diferente”, garante o festeiro. O salão paroquial, onde a festa acontece, tem capacidade para 1.500 pessoas e deve ficar lotado, principalmente durante os bailes. Francisco diz que cerca de 80 pessoas se envolvem diretamente como voluntários na organização da festa do padroeiro. “Isto é bom porque demonstra que a comunidade está unida em torno da nossa principal festa”, diz Francisco. Ele revela que o dinheiro arrecadado é todo revertido para melhorias na paróquia e conservação do patrimônio. Neste ano, será preciso recuperar uma parte do terreno da igreja que foi invadido por uma avalanche de terra na tragédia de novembro do ano passado. Francisco diz que o acesso à área do evento está em perfeita condições e deixa um convite para que toda a comunidade de Gaspar prestigie a festa. “Todos serão recebidos de braços abertos pelo povo do Belchior”, finaliza Francisco.

A origem
A devoção ao Coração de Jesus existe desde os primeiros tempos da Igreja, desde que se meditava no lado e no Coração aberto de Jesus, de onde, segundo a Bíblia, saiu sangue e água. Desse Coração nasceu a Igreja e por esse Coração foram abertas as portas do Céu. Na Idade Média começaram a considerá-lo como modelo de amor. No século XVII estava muito expandida esta devoção. São João Eudes, em 1670, introduziu a primeira festa pública do Sagrado Coração de Jesus. Em 1673, Santa Margarida Maria de Alocoque começou a ter uma série de revelações que a levaram à santidade e ao impulso de formar uma equipe de apóstolos desta devoção. Com seu zelo conseguiram um enorme impacto na Igreja.

Programação
LOCAL: Salão Paroquial Sagrado Coração de Jesus-Belchior Alto - Gaspar
DIAS: 6 e 7 de junho de 2009.
DIA 5/6- MISSA as 19h00min
DIA 6/6- MISSA as 19h00min, BAILE com animação de Grupo Marca de Galpão INÍCIO 21h30min. Entrada franca.
 
DIA 7/6- MISSA com a presença do Bispo Dom José Negri e dos festeiros as 10h00min após seguem os festejos com serviço completo de bar e cozinha, roda da fortuna, pescaria.  Tarde dançante com o grupo “Amigos do Fandango” início 15h00min. com entrada franca.