Em um mês inaugura a agência da Blucredi no Barracão

Em um mês inaugura  a agência da Blucredi no Barracão

O s moradores do Barracão, Bateias e localidades próximas não vai mais precisar se deslocar até o centro da cidade de Gaspar para pagar faturas de água, energia elétrica, telefone e outras despesas. A partir do próximo dia 24 de agosto, o Barracão ganha o seu primeiro posto bancário. Esta era uma antiga reivindicação da comunidade. 
A agência se instala com a bandeira da Blucredi - Cooperativa de Economia e Crédito, que atua na região dos vales do Itajaí, Itapocu e Litoral Centro-Sul desde 2000. As futuras instalações vão ficar ao lado da loja de conveniência do Posto de Combustíveis Centurion (foto acima), nas margens da Rodovia Ivo Silveira. “Trata-se de uma importante conquista para o bairro”, afirma o proprietário do posto Centurion, Marcos Antonio Centurião, que se empenhou pessoalmente, junto com outros líderes comunitários, para a  instalação da agência.
Morador há dez anos do Barracão, ele diz que o posto bancário além de facilitar a vida dos moradores que dependem de operações bancárias, vai ajudar no desenvolvimento do bairro, com a implantação de novos empreendimentos. “A ideia é termos um pequeno centro comercial no Barracão onde os moradores não precisem mais se deslocar ao centro da cidade de Gaspar onde perde-se muito tempo com a distância, trânsito e estacionamento”, argumenta o empresário.
O vereador representante dos bairros Barracão e Bateias no Legislativo Municipal, Antônio Dalsóchio, afirma que o posto é uma conquista de toda a comunidade. “Há cinco anos estamos batalhando para trazer uma agência bancária para o bairro”, conta.
Antes da abertura do posto bancária, a diretoria da Blucredi vai realizar uma apresentação institucional e falar sobre o conceito de cooperativismo. A data e o local da apresentação ainda não estão definidos, mas a ideia é reunir cerca de 600 pessoas. O superinendente de Negócios da Blucredi, Jean Carlos Battistella, contou que depois do Conselho receber o pedido da comunidade, realizou uma análise de potencial e concluiu que havia carência de uma instituição financeira na região que possui mais de 5.500 moradores e entre 150 e 200 empresas. “A Blucredi vai oferecer seus produtos e serviços à comunidade dentro do conceito de cooperativismo onde o associado é o dono do negócio”, reforça o superintendente. Ele também destaca que a toda a mão-de-obra do posto bancário será recrutada no próprio bairro. 
Segundo o superintendente, os 18 mil sócios da Blucredi economizaram no bolso mais de R$ 3 milhões em despesas com taxas bancárias em 2008, caso fossem correntistas em bancos que atuam no sistema financeiro padrão.

Inúmeros produtos e serviços são oferecidos aos associados do cooperativismo

O posto do Barracão será o 25ª da Blucredi e a quarta em Gaspar - no dia 13 de agosto inaugura o segundo posto, na prefeitura de Gaspar. Em menos de dez anos de existência, a cooperativa avançou no mercado financeiro e se tornou uma das maiores do setor na região.
É uma cooperativa de economia e crédito mútuo dos servidores públicos municipais, estaduais e federais. A instituição disponibiliza inúmeros produtos e serviços financeiros para os seus associados e com boas taxas e preços. A rede de atendimento da Blucredi atinge 10 municípios: Blumenau, Balneário Camboriú, Brusque, Gaspar, Ilhota, Indaial, Pomerode, Timbó, Jaraguá do Sul e Rio dos Cedros.
Jean Carlos Battistella explica que a Blucredi oferece aos seus associados os mesmos produtos e serviços de um banco, porém com custos menores.
A Blucredi é uma cooperativa urbana de economia e crédito mútuo. Esta modalidade de cooperativismo é hoje um importante instrumento para o desenvolvimento regional, pois mantém os recursos financeiros na própria comunidade. Battistela também destaca a participação social da Blucredi na comunidade, pois com a participação dos associados nos lucros da cooperativa, faz girar o capital entre os seus cooperados, produzindo efeitos multiplicadores e impulsionando a economia local.
Esta forma de cooperativismo é eficaz para a democratização do crédito e a desconcentração da renda. E permite que segmentos da sociedade organizada solucionem, de forma autônoma e independente, os seus problemas de acesso ao crédito e aos serviços bancários.