Chargistas do JM, Cezar e Cassiano, revelam talento

Chargistas do JM, Cezar e Cassiano, revelam talento

Um artista em casa já é orgulho para qualquer família. Agora, imagine dois artistas. E mais. Cezar e Cassiano Viana Pereira cresceram juntos dividindo o gosto pelo desenho artístico. E quando se diz que cresceram juntos não há nenhum exagero, afinal, Cezar e Cassiano são gêmeos. Apesar de não terem nenhum familiar com habilidades para as belas artes, os irmãos parecem ter adquirido o dom do desenho ainda no berço. Desde muito cedo os jovens artistas passaram a desenvolver suas habilidades.
De fevereiro de 2009 para cá, o talento deles pode ser apreciado na página 2 das duas edições semanais do Jornal Metas. “É uma oportunidade que o Jornal Metas dá para divulgarmos o nosso trabalho aos gasparenses”, diz Cassiano, que faz a charge da edição de sábado (Cézar é quem faz a de quarta-feira).

Primeiro prêmio
Cezar ganhou seu primeiro concurso em 2006. Depois de ler o anúncio de um jornal na escola, o jovem decidiu participar. Contou com o incentivo da professora de artes da Escola Dolores Krauss, Viviane Janine, onde os irmãos estudaram até 2008. Foi na própria sala de aula que Cezar recebeu a boa notícia de que havia vencido o concurso.
Mas foi no ano de 2009 que Cezar recebeu o seu maior prêmio: terceiro lugar no Concurso Internacional de Cartaz sobre a Paz, do Lions Club. Ele e o irmão Cassiano ficaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente, na fase estadual do concurso.
O próprio Lions Club admitiu que foi uma decisão difícil entre quem ficaria com o primeiro lugar. Na fase nacional, Cezar ficou também com a primeira colocação. E na fase internacional ficou com o terceiro lugar entre 23 desenhos finalistas. Eles superaram 350 mil estudantes de todo o mundo com idades entre 11 e 13 anos. O primeiro lugar ficou com a californiana Yennie Shyu, de 12 anos.
O desenho foi feito por Cezar quando cursava a 7ª série da Escola Dolores Krauss. Hoje o cartaz original está sendo exposto nos EUA. O jovem recebeu, além do certificado, um prêmio no valor de US$500,00. Aos 14 anos, os irmãos estudam na Escola Madre Francisca Lampel, e como todo o jovem tem muito sonhos. Um deles é o reconhecimento pelo talento artístico.
E este reconhecimento já começou. Com muita simplicidade, os irmãos Cezar e Cassiano contam que as pessoas passaram a se interessar por seus desenhos e pinturas, e que as vendas já estão acontecendo sob encomenda. Os clientes recebem as obras com muita admiração.

 Aulas ajudam a aperfeiçoar a técnica

Cezar conta que ele e o irmão sempre gostaram muito de desenhar, e as aulas de desenho têm sido muito importantes para desenvolveram outras técnicas. Os jovens conseguiram aperfeiçoar ainda mais a qualidade dos seus trabalhos. Eles já fizeram diversos desenhos de rostos de pessoas, reproduzindo as mais diversas expressões, usando apenas uma foto. Os pequenos artistas já criam suas próprias obras, mas ainda gostam de fazer releituras de quadros, fotos e desenhos. Os estilos e os gostos, no entanto, são diferentes. Cezar gosta de lápis de cor, enquanto Cassiano aprecia mais o grafite. Olhando um dos desenhos, é possível identificar qual dos dois irmãos o fez. Cezar é fã de Maurício de Souza, o criador de A Turma da Mônica. Já Cassiano prefere o renascentista Leonardo Da Vinci.


Jovens querem criar suas próprias obras

Entre os projetos para o futuro dos irmãos está a criação de seus próprios quadros, diminuindo cada vez mais as releituras. Também sonham em estudar o que tanto gostam, quem sabe fazer uma faculdade de Design. Enquanto isso, contam com o incentivo dos professores, dos amigos e principalmente dos pais Celso e Isabel, que orgulham-se muito dos filhos. Cezar e Cassiano completam 15 anos no dia 29 de dezembro. São ainda muito jovens, mas duas grandes promessas para o futuro. Eles dividem também o sonho de uma dia serem reconhecidos por suas obras e talento. Em processo de aprendizado, os garotos vão criando seu próprio estilo e preparando o terreno para o surgimento de mais dois grandes artistas filhos de Gaspar.

“As aulas de desenho têm sido muito importantes para desenvolvermos outras técnicas”.
Cassiano Viana Pereira

“É uma oportunidade que Jornal Metas dá para divulgarmos o nosso trabalho aos gasparenses.”
César Viana Pereira