A Primeira depois da divisa
A DuCel é a única do setor moda praia em Gaspar
Ilhota é conhecida como “Capital Catarinense da Moda Íntima e Moda Praia”. Um título justo para o município que concentra o maior número de empresas do setor em todo o Estado. Porém, curiosamente uma das maiores e mais tradicionais empresas de Moda Praia não fica exatamente no município vizinho. A DuCel Biquínis & Fitness fica em Gaspar, no bairro Poço Grande, alguns metros depois da divisa com Ilhota. Um pequeno detalhe físico que não incomoda seus proprietários Celso Osíres Brassanini, natural de Ilhota, e Sônia Brassanini, nascida em Itajaí, mas há muito tempo vivendo no município berço da colonização belga. O casal considera como se a DuCel estivesse fisicamente em Ilhota. Tanto é verdade que nos catálogos das coleções de roupas e no próprio site da empresa, o endereço anunciado é Rodovia Jorge Lacerda, número 10.000, em Ilhota. O próprio prefixo do telefone é da vizinha cidade (3343-1036). De acordo com Sônia, a vida econômica da DuCel está ligada ao município de Ilhota, com o uso da mão-de-obra local. Ela também lembra que o marido foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Ilhota por cinco anos, sendo que foi durante sua gestão que a cidade recebeu o título que tanto orgulha os empresários do setor. “Isto justifica o nosso envolvimento e da DuCel com o município de Ilhota”, observa Sônia.
No atual endereço, no Poço Grande, a empresa está desde 1993, mas no mercado completa 20 anos em 2010. A DuCel, cuja o nome une as sílabas “Du”de Eduardo, filho do casal, e “Cel” do proprietário Celso, é uma das três mais antigas do setor no município. A empresa, que começou na linha praia adulto e infantil, ampliou seu portfólio para fitness adulto já no ano seguinte, porém, 70% da produção ainda é focada na moda praia. A coleção verão 2010 já está no mercado. São cerca de 40 peças criadas por Sônia, estilista da DuCel há 19 anos. Ela conta que aprendeu a profissão em cursos, palestras e participando de feiras no Brasil e exterior. O bom gosto das peças da DuCel está por todos os cantos da espaçosa loja. Tradicional no mercado do sul e sudeste do país, a empresa dispensa até a figura do representante comercial. “Os clientes vêm pessoalmente a Ilhota comprar os produtos ou fazem o pedido pela internet”, explica Celso. É também por e-mail que a empresa recebe dos clientes sugestões de peças e tecidos, sendo que muitas ideias acabam sendo aproveitadas na coleção. “É um mercado que exige novidades, e o cliente sempre ajuda”, justifica Celso. A DuCel mantém relações comerciais com quatro países: Itália, Espanha, Portugal e Uruguai.
Tendências
Na próxima estação, Sônia diz que permanece a tendência dos tecidos com fundo amarelo e as chamadas estampas de bichos tecnológicos: zebra, onça, leopardo e outros. Os florais, bolinhas e listrados também continuam em alta, assim como os tons dourado e prata para acessórios e tecidos. A fabricação das peças é quase toda terceirizada - na DuCel é feito o acabamento.