Da patota de amigos, o Sango´s virou um time campeão

Da patota de amigos, o Sango´s virou um time campeão

Tudo começou numa grande brincadeira. Arnoldo dos Santos e Manoel Giacomoni, o Maneca, decidiram formar uma patota para jogar futebol nos finais de semana. O time acabou adotando o nome das empresas dos dois amigos. O Sango´s Malhas/Creche Recanto Feliz é uma das forças do futebol suíço da região. Atual campeão da Taça Lance, a maior competição regional de futebol suíço, o Sango´s é o espelho dos seus fundadores: amizade, alegria, diversão e disciplina. “Uma patota e um time”, como define Arnoldo.
Se deixar, ele passa a tarde falando do Sango´s que ajudou a fundar há oito anos no Gaspar Grande. Exibe fotos, camisetas, estatísticas e a contabilidade do time que como bom comerciante faz questão de manter a bico de lápis. Aos 54 anos, o presidente encontrou no Sango´s a fonte da juventude. “Sinto-me com 35 anos quando estou com essa turma, faço tudo o que eles fazem, só não jogo”, diz Arnoldo.
A filha Viviane, que trabalha na mesa ao lado do pai, nem liga mais quando o assunto futebol domina as conversas das manhãs de segunda-feira. Ela gosta de futebol e torce pelo time. A mãe, Virtuosa Santos, a Neca, já foi mais assídua aos campos. Este ano deu um tempo para o futebol.
Se o resultado do fim de semana não agrada, Arnoldo chama o técnico para um tête-à-tête. A bola da vez é Jacir Rodrigues da Silva, 29 anos, que trocou a função de jogador pela de técnico este ano. “A gente analisa a atuação do time e discute mudanças”, explica Jacir que trabalha desde os 15 anos de idade na empresa. O técnico rasga elogios ao presidente. “O seu Arnoldo é todo coração e emoção pelo Sango´s”. 
Jacir garante que entre os 18 jogadores ninguém é titular, inclusive o filho do patrão, Anderson Santos, 22 anos, o popular Naniko (ex-Tupi). O problema é deixar de fora o vice-artilheiro do time na temporada. O lateral João Marcelo Capelin aprova o novo técnico. “Ele conhece bem os jogadores, e isto ajuda”. 
Embora oito jogadores do atual elenco do Sango´s tenham estado em campo nas finais do Campeonato Regional de futebol de campo da Liga Pomerodense de Desportos defendendo Botafogo ou Vera Cruz, ambos de Pomerode, a questão técnica não é a mais importante. O convite aos “boleiros” leva em conta o caráter da pessoa. “A gente define o perfil e depois vai atrás do atleta”, explica Jacir.
Arnoldo costuma dizer aos amigos que tem um time, mas também uma patota. “A gente tem muita amizade, faz um churrasco depois dos jogos e se diverte, mas também quer ganhar”, afirma o presidente. O Sango´s se classificou com uma rodada de antecedência para a próxima fase da Taça Lance, portanto, é o time a ser batido no momento. “Se deixarem a gente traz o caneco de novo para o Gaspar Grande”, avisa o empolgado Arnoldo. 

Vice-campeão no primeiro ano
Títulos não faltam na curta existência do Sango´s Malhas/Creche Recanto Feliz. Os troféus decoram uma das paredes do escritório da malharia junto com as imagens da família Santos. Em 2002, quando o time oficialmente foi criado, foi vice-campeão do Torneio do Dia do Trabalhador. O resultado empolgou Arnoldo e Maneca.
Além desse segundo lugar, o Sango´s  teve outro vice, dois terceiros e dois quartos lugares no torneio. Em 2007, veio o título. Antes disso, o Sango´s foi vice-campeão e quarto colocado no Torneio Marcelo Poffo. Em 2006, foi o terceiro melhor time da Taça Lance, e no último torneio (decidido em fevereiro deste ano por causa das enchentes) ficou com o título numa partida histórica em que venceu o Estamparia Bimo, de virada, por 2 a 1.

Números*
43  jogos
24  vitórias
7  empates
10  derrotas
104  gols marcados
64  gols sofridos

*fevereiro de 2008 a agosto de 2009