O Vale Europeu como prioridade

Napoleão Bernardes (PSD) prega a união dos representantes da região na Alesc em prol do desenvolvimento

Por

O deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) demonstra entusiasmo com os primeiros 30 dias de mandato. O parlamentar, que ocupa pela primeira vez uma cadeira na Alesc, tem assumido posições importantes dentro da estrutura da Casa de Leis, entre elas a de líder do bloco formado por sete partidos e a presença na Comissão de Constituição e Justiça, uma das mais importantes. Nas primeiras semanas, Bernardes também liderou a formação de um Fórum Parlamentar para acompanhar a gestão dos recursos públicos. Uma novidade, que ele acredita vai dar mais transparência aos atos do Executivo. Nesta sexta-feira (24), o deputado visitou veículos de imprensa da cidade. No Jornal Metas concedeu entrevista ao coordenador de redação, jornalista Alexandre Melo, que você também confere, na íntegra, em vídeo publicado nas nossas redes sociais.

JM: A sua experiência em gestão pública (vereador e duas vezes prefeito de Blumenau) tem ajudado neste início de mandato?
Napoleão: Estou entusiasmado e, sem dúvida, a experiência no legislativo municipal somada à vivência de dois mandatos como prefeito, fazendo as coisas acontecerem, e mais a experiência da vida privada como professor da Faculdade de Direito, Mestrado e Doutorado da área do Direito Público tem ajudado. Essa vivência estou aplicando na prática na Assembleia Legislativa, para fazer a diferença pelos catarinenses e, claro, priorizando Gaspar que é o “Coração do Vale”.
JM: O senhor também assumiu algumas funções internas que vão ajudar no trabalho parlamentar. Quais são elas?
Napoleão: Já no primeiro ano de mandato ser membro da Comissão de Constituição e Justiça é um papel muito importante, pois todo e qualquer Projeto de Lei que tramita na Casa passa primeiro pela análise dos membros dessa comissão. É preciso analisar a constitucionalidade ou não de cada Projeto de Lei, a legalidade ou não e a eficácia ou não. Isso nos dá condições de acompanhar projeto a projeto com olhar jurídico e a minha experiência como professor de Direito vai contribuir neste trabalho. Participar dessa comissão também dá ao deputado acesso ao Governo do Estado, aos secretários de Estado no sentido de pleitear aquilo que é melhor para Santa Catarina e para os catarinenses, ou seja, que as leis sejam as mais justas e venham ao encontro do desenvolvimento da qualidade de vida.

JM: O deputado também assumiu a liderança de um bloco partidário importante?
Napoleão: Foram duas conquistas importantes. Primeiro, a liderança da minha bancada, o PSD, integrada pelos deputados Júlio Garcia e Mário Motta. O fruto dessa indicação foi a liderança desse bloco parlamentar “União por Santa Catarina”, formado por três partidos PSD, União Brasil, PTB e sete deputados, que me dá respaldo para defender junto às secretarias de Estado e Governo do Estado medidas que sejam as melhores para o desenvolvimento da região.

JM: Uma dessas medidas foi a formação de um Fórum Parlamentar O senhor pode explicar melhor o que é esse Fórum?
Napoleão: É o novo conceito de governo aberto, que abrange a transparência da administração pública, a participação e inovação no serviço público e participação das pessoas nas decisões de governo. O Fórum teve a adesão de 23 dos 40 deputados estaduais e coube a mim a coordenação, que vai integrar pessoas da administração pública, unversidades, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Justiça, para que a gente fortaleça cada vez mais a cultura da integridade de fazer a coisa certa, do jeito certo, da melhor aplicação do recurso público.

JM: A sensação é que Gaspar e o Vale do Itajaí nunca estiveram tão bem representados na Alesc como agora. O cidadão gasparense pode de fato confiar neste time de parlamentares?
Napoleão: Estamos trabalhando de forma unida. Eu e o deputado Egídio, assim como o deputado Marcos da Rosa e Ivan Naatz temos uma boa relação. Estamos trabalhando irmanados pela causa do desenvolvimento. Antes da posse, eu tive várias reuniões com o prefeito Kleber, com a equipe de governo. Neste mês, levei um grupo de prefeitos, junto com os deputados da região, à Secretaria da Fazenda, pois estamos lutando para que as obras que iniciaram com recuros do Governo do Estado tenham continuidade. Portanto, eu tenho buscado a aproximação dos prefeitos independente de partido político, afinal, a gente tem que estar unido em favor daquilo que é o principal: o desenvolovimento da região. A posse do deputado Jerry Comper na Secretaria de Estado da Infraestrutura também é importantre para a região, porque ele conhece bem as demandas do Vale. Eu tenho convicção que nessa comunhão de esforços nós vamos conseguir o melhor para região e Gaspar pode ter certeza que nós vamos buscar o melhor, eu me sinto deputado de Gaspar, assim como de Blumenau e de todo o vale Europeu.