Pimenta
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | [email protected]


Sucessão

Uma nova alegria se estampou nos semblantes dos peemedebistas

Sucessão I - Uma nova alegria se estampou nos semblantes dos peemedebistas, com a provável candidatura a prefeito do empresário e ex-prefeito Osvaldo Schneider, o Paca. Lideranças estaduais do partido, como o deputado Rogério Peninha Mendonça, saíram do encontro de sábado (10) do PMDB, aqui em Gaspar, eufóricas e animadas. E não é só ao PMDB que a provável candidatura de Paca oxigena neste fim de ano e começo de 2012. Outros partidos da oposição esperavam por um fato novo, que pudesse concentrar e unir tradicionais, em torno de uma candidatura capaz de enfrentar os atuais postulantes. Paca, conforme já analisado por pessoas experientes na política gasparense conseguirá, primeiro, unir o histórico PMDB, resgatando famílias tradicionais em todos os cantos do município, além de animar os que vieram depois e a juventude. Se bem que eu prefiro arriscar e dizer que o Paca dificilmete irá trocar a tranquilidade e a qualidade de vida que tem hoje, por mero prazer do poder. Por dinheiro se sabe que não é.

Sucessão II - A provável candidatura de Osvaldo Schneider, põem outro ingrediente na disputa, que gera questionamento imediato. Como fica o projeto do seu ex, mas permanente genro, Adilson Schmitt, que entrou com mala e cuia no PPS, levou consigo algumas  militantes do PMDB, que tinham e têm laços de amizades muito fortes com Paca, planejando bater chapa com o petista Celso Zuchi? Schmitt não tem espaço no PMDB, muitos lá querem sua cabeça; não tem trânsito dentro do PP e muito menos pelo PSDB. Tem bom relacionamento com PSD e com o espólio do Democratas. Está aí, talvez a terceira via, que indagamos num comentário na semana passada. Dentro do PP há pouca resistência ao Paca, no PSDB idem. Muitos já até imaginaram uma dobradinha Paca com um tucano, com alguém jovem do PP, por exemplo, fortalecendo uma corrente mais recente e abrindo espaço num eleitor que não conhece sua trajetória.

Sucessão III - Pesa no caso em favor de Paca o fato de ter sido prefeito, é experiente, tem participado em ações de apoio às entidades locais, e empresário bem sucedido pode dedicar-se totalmente ao trabalho de revigoramento do município, com capacidade de unir correntes e estabelecer uma nova ordem na política de Gaspar, acreditando que pode quebrar de vez os pensamentos atrasados e mesquinhos que puxam de uma lado para outro. Contra si tem o fato de ainda estar próximo por afinidade familiar ao ex-prefeito Adilson Schmitt, que se desistir de candidatar-se passa a ser o alvo predileto dos petistas, jogando-o para os braços do PMDB, e seu candidato, que ao invés de apresentar propostas de mudanças terá que ficar dando explicações. Mas no resumo de tudo isso, o fato é que o Paca - apesar da experiência, da tradição na política e até mesmo pela idade - é o grande fato novo do processo eleitoral de 2012 em Gaspar.

Sucessão IV - Outro fator que ganha destaque, dentro do PMDB gasparense é a abertura da presidência do partido, ao Jovem Roberto Pereira, eleito pelo concenso do diretorio, que vê nele um lider potencial que deverá somar forças pelo relacionamento. Roberto apesar de Jovem é bem sintonizado com a política local, tem o apoi dos tradicionais e dos mais jovens, a exemplo dos lideres, vereador Kleber Wan-Dall e o ex-vereador Rubens Benevenutti o Binho que estão bem mais entusiasmado ao trabalho.

Partido Progressista - No embalo das comemorações de fim de ano, o Partido Progressista (PP) de Gaspar, realizou na segunda-feira (12) o encerramento das atividades do ano. Além do diretório municipal,  estiveram prestigiando o evento  um grande número de filiados. Na ocasião, foi oferecido um delicioso risoto feito pelo vice-presidente do PP, André Waltrick, para cerca de 150 pessoas que prestigiaram o evento na sede do Beché, no bairro Gasparinho. O vereador Melato, presidente do partido, fez uma síntese dos trabalhos em 2011, enfatizou sua atuação e a de Luiz Carlos Spengler Filho, o Lú,   como vereadores.  Para Melato “Atuar como presidente do PP é fazer o exercício da boa política, com representações ativas no cenário municipal, estadual e federal”.


 

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube