Pimenta
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | [email protected]


SAMU

Desde o início da sua atuação na nossa região, se ouve falar mal deste serviço.


SAMU (1) - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Prefiro dizer que foi um investimento errado. Desde o início da sua atuação na nossa região, se ouve falar mal deste serviço. A população se queixa muito e revela toda a sua indignação com o atendimento que não corresponde à proposta a que foi implantado. No domingo,dia 4, pude sentir na pele a irresponsabilidade e a falta de respeito com que o SAMU trata a populção. Da forma como estes “profissinais”  tratam os pacientes é de deixar qualquer cidadão indignado e revoltado.
 
SAMU (2) Se a finalidade do SAMU é salvar vidas, ou seja, evitar que os pacientes venham a ter maiores problemas pela demora no atendmento, na prática, isso não acontece. Sabem por que? Porque não estão comprometidos, ou então muito mal preparados para este tipo de prestação de serviço. Esquecem que estão lidando com vidas e perdem um enorme tempo, que pode fazer muita diferença, com perguntas descabíveis. Mostram que estão se lixando com a situação do paciente, que pode estar entre a vida e a morte.

SAMU (3) - O que me  levou a chamá-los, realmente foi uma situação de extrema emergência a qual a paciente encontrava-se. Primeiramente, o contato foi feito com o Corpo de Bombeiriros de Gaspar, porém, a equipe de plantão estava em uma ocorrência grave no bairro Bateias. Precisaríaamos aguardar. Foi quando ocorreu-me que o SAMU poderia fazer o atendimento. Ao fazer o contato, um cidadão identificou-se como médico, porém nada resolveu. Ele me fez desligar o telefone e ligar para casa da vítima já que não me encontrava no local do acidente. Retornei a ligação e fui novamente surpreendido com questionamentos absurdos, dizendo-me que alguém teria que ligar da casa da vítima, para que ele pudesse proceder o atendimento. Sinceramente: ningém tem “sangue de barata” para aturar esse tipo de tratamento. Só pode ser proposital, para complicar e infernizar a vida de quem busca o atendimento do SAMU.

SAMU (4) Já o Corpo de Bombeiros, ao cocncluir a emergência no Bateias e tendo o conhecimento da situação, prontamente resolveu o problema chegando rapidamente ao local sem nenhuma burrocracia. Enquanto isso, o SAMU insistia com a longa novela de questionamentos. Graças ao Corpo de Bombeiros, que atendeu prontamente ao chamado, a pessoa foi conduzida ao Hospital de Gaspar onde foi muito bem atendida. Pela gravidade da situação, acabou transferida para o Hospital Santa Catarina, em Blumenau, onde passará por uma intervenção cirúrgica ainda essa semana. De fato, os bombeiros são os verdadeiros heróis.

Recursos - Na segunda-feira (5), o vereador Hilário Melato (PP) esteve em reunião com o secretário do Estado de Agricultura, João Rodrigues, para solicitar um convênio com a prefeitura de Gaspar, para a liberação de recursos para a aquisição de uma Plataforma de Transporte ou Prancha, para auxiliar no transporte de equipamentos agrícolas dos nossos agricultores. a plataforma pretende beneficiar mais de 50 famílias rurais gasparense com a condução de suas máquinas. “O equipamento é importante para os agricultores, que não podem trafegar com as máquinas pela rodovia”, argumentou Melato. O secretário prometeu atender ao pedido no próximo ano.

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube