Pimenta
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | [email protected]


Educação precisa e merece respeito

Na semana passada, representantes da educação do município se reuniram para avaliar a proposta do governo federal para a educação para os próximos 10 anos. Conversei com o prefeito Kleber Wan-Dall e com o vice-prefeito Marcelo Brick que manifestaram uma preocupação pertinente. Segundo eles, das 200 páginas do documento, havia apenas quatro menções a MATEMÁTICA, por exemplo, e mais de 20 sobre questões de gênero. Os lideres do governo municipal manifestaram preocupação no sentido de falta de debate sobre a qualidade do ensino e o foco em questões ideológicas. Segundo o prefeito, a expectativa era que o documento trouxesse mais planos sobre recursos, valorização do professor, qualidade do ensino, modernização, preparação para o mercado de trabalho. Na conferência municipal foi feita uma emenda para a substituição de termos como LGBTQIA+, para que todos sejam atendidos de forma igualitária quando o assunto é respeito ao próximo. A proposta ainda será debatida em níveis regionais, estaduais e, em janeiro, a nível nacional.



MDB em movimento

O prefeito Kleber Wan-Dall fala durante evento dos emedebistas 



Essa semana o MDB de Gaspar realizou sua tradicional reunião mensal. Com casa cheia e a presença do deputado federal Rafael Pezenti e o secretário estadual de infraestrutura e deputado eleito Jerry Comper. O partido se mostrou forte e organizado com grandes eventos por vir, um encontro promovido pela juventude no dia 18 e um evento regional de mulheres no dia 30. O partido apresenta uma boa nominata de pré-candidatos a vereador e a unanimidade dos discursos reforçam que o MDB tenha candidato para prefeito no pleito de 2024. Será?


Dupla despedida

No final da semana passada, nos despedimos de duas figuras ilustres, que marcaram a história no meio do catolicismo gasparense. Maria das Graças Woltolini Aragão e Marilse Teresinha Bohn, a Tia Mari, como era conhecida. Maria completaria 71 anos no próximo dia 6. Morava no bairro Bela Vista, há mais de 50 anos e há mais de 30 destes dedicados ao trabalho pastoral e evangelizador da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição do Bela Vista. Maria era também voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gaspar por mais de 20 anos. Como descreve o esposo Vanildo: “Ela era uma mulher incrível e incansável, sempre preocupada em ajudar as pessoas. A sua falta será sentida além dos familiares... Maria deixou impressa as suas marcas do serviço voluntário em prol do próximo. Era visível em seu semblante o Amor a Fé e a Esperança. A Mari Bohn, aos 82 anos, nasceu no bairro Coloninha e vivia atualmente no Gaspar Grande. Tia Mari trabalhou por mais de dez anos na Círculo S.A. Foi também funcionária da Associação Canarinhos e cuidadora de idosos. A religião entrou muito cedo na sua vida, passou dedicar-se a Deus, pela vocação que dizia ter herdado dos pais, sempre muito ligados à Igreja. Teve uma irmã freira e um sobrinho padre (Antônio Bohn). A Tia Mari participou do Coral Misto Santa Cecília e do grupo Filhas de Maria. Há 50 anos ingressou na Ordem Francsicana e, há 30 anos, se tornou Leiga Consagrada da Pequena Família Fransciscana, com base em Curitiba-PR. Foi também catequista e secretária da Casa Paroquial da Matriz São Pedro Apóstolo. Ela também contribuiu para a Capela São João Batista, no bairro Gasparinho. O sobrinho, Felipe dos Santos, revela que a sua tia tinha uma verdadeira paixão por essa comunidade religiosa.

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube