Pimenta
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | [email protected]


Acertos políticos

Não há dúvidas de que o processo eleitoral em Gaspar ganhará corpo logo no começo de 2012.

Acertos políticos I - Não há dúvidas de que o processo eleitoral em Gaspar ganhará corpo logo no começo de 2012. É uma questão de vida ou morte para qualquer corrente de oposição. Tem que abrir debate o quanto antes, para produzir fatos novos e provocar os petistas a anteciparem a disputa. Se deixarem para os três meses de campanha poderá ser fatal. A oposição precisa encontrar nomes e formatar estrutura capaz de fazer o eleitor enxergar alguma alternativa diferente. Se o embate ficar entre Celso Zuchi e Adilson Schmitt, nas provocações e comparações, hoje ninguém duvida que o petista ficará mais quatro anos. Eu disse, hoje.

Acertos políticos II - Tem a eventual terceira via. Se, construída na base de propostas claras, sem atropelos e enfretamentos ideológicos e comparativos, acima das controversas entre Adilson Schmitt e Celso Zuchi. Como são personagens recentes do processo eleitoral e administrativo de Gaspar, possivelmente partirão para o confronto. Ou prevalecerá a inteligência. Os outros partidos sinalizam seguir numa missão de passar ao largo da briga eleitoral para conquistar quem quer ações e soluções. Indiscutível que uma parte considerável dos partidos em Gaspar não estará ou ainda não está, nem com o PT e nem com o PPS. Sobram: DEM, PSD, PMDB, PSDB, PP e outros menos tradicionais. Este bloco bem trabalhado reunirá perto de 2.500 filiados.

Retomada - Está muito claro que o retorno de Joel da Costa ao comando do PSDB e seu entusiasmo, pode contribuir para uma alavancagem do partido no município, e oxigenar seu nome para eventuais composições. O certo é que Joel está animado, nunca deixou de ser uma figura ligada à política, e com a nova composição acionária do Super Zoni, em que o irmão detém quase 100% do controle, poderá estar liberado para um desafio com vistas ao futuro do município.

SAMU (1) - Leitor que preferiu identificar-se apenas como Rafael postou no site do Jornal Metas um comentário a respeito das observações que fiz sobre o SAMU, na Coluna Pimenta do dia 7/12 e mostrou-se indignado com meu posicionamento. Rafael afirma, em seu comentário, que o problema do SAMU deve-se à ignorância da população. E ainda que “essa ignorância continuará enquanto quem forma a opinião da sociedade contribuir para isso”. E mais, que a culpa foi minha por não estar no local na hora de solicitar o atendimento. Garanto, ao leitor, que o médico foi muito bem informado, inclusive com detalhes do que havia ocorrido e como estava a situação da paciente, que é hipertensa e cardiopata, sofreu fratura de fêmur, foi muito bem atendida pelo Corpo de Bombeiros de Gaspar, encaminhada ao Hospital de Gaspar e posteriormente transferida para o Hospital Santa Catarina em Blumenau onde passou por intervenção cirúrgica e continua hospitalizada.

SAMU (2) - Um absurdo esse tipo de exigência. Isso, sim, que é Ignorância. Insistir e querer defender um trabalho, ineficiente. É preciso destacar, aqui, o trabalho competente dos atendentes locais. Eles não têm culpa da irresponsabilidade e ignorância pela ineficiência de quem os comanda. O que é preciso ser observado, neste caso e tantos outros, é o que está em jogo enquanto se fica fazendo um interrogatório absurdo por telefone: a VIDA do ser humano. Um minuto, meu caro Rafael, faz a diferença. Saúde é um direito de todos e obrigação do Estado. O que precisamos é de pessoas competentes, responsáveis e humanas. Agora, se alguém tem dúvidas da minha clareza na solicitação de atendimento, peça a gravação telefônica e irão constatar quanto tempo foi desperdiçado com a ignorância do médico regulador que fica lá em Blumenau dentro de quatro paredes numa central, isolado do problema e não tá nem aí, quer mais é que o povo se dane.

SAMU (3)
- Para se ter uma idéia, no início dos trabalhos do SAMU em Gaspar, a demanda era próxima dos 100 atendimentos/mês, hoje caiu pela metade. Por que será? O custo com certeza continua sendo o mesmo. Interessante é que para os bombeiros as ocorrências não diminuem, só aumentam a cada dia. Será que a população confia na eficiência desta instituição e vai querer arriscar a vida perdendo tempo com o SAMU? Ou vai preferir salvá-la?
 

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube