Pimenta
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | [email protected]


CANTO LIVRE

Por Redação

O presidente da Câmara de Gaspar, José Hilário Melato (PP), juntamente com o suplente de vereador André Waltrick (PP) entregaram nesta terça-feira (30) ofício ao deputado federal Darci Mattos (PSD) para que intervenha junto a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) para incluir o município de Gaspar na lista de Departamentos Regionais e Municipais com autorização de eventos de passeriformes. De acordo com Melato, as entidades gasparenses que organizam os torneios de canto ou exposições de pássaros silvestres estão sofrendo com a portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) de número 572, de 29 de março de 2023, que não contemplou o município de Gaspar, pois dependem da renda dos torneios para conseguirem se manter, além do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina cobrar antecipadamente quando da participação das entidades em torneios. “O deputado se comprometeu a intervir pelas entidades de Gaspar e a expectativa é de que logo tenhamos uma resposta positiva”, disse Melato.



FAIXA PARA MOTOS


O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (30), o projeto de lei, PL./0165/2023, que institui diretrizes para implantação da faixa exclusiva ou preferencial para veículos automotores de duas rodas, motos, motocicletas, motonetas e ciclomotores nas rodovias estaduais de Santa Catarina. A iniciativa foi apresentada pelo deputado Sérgio Guimarães (União). “A faixa exclusiva já deu certo em São Paulo e nós queremos trazer para as rodovias estaduais de Santa Catarina. Isso é uma questão de vida. Somente no ano passado, de janeiro a maio, foram registrados mais de 2.600 acidentes de trânsito na Grande Florianópolis, 1.600 com motos”, alertou o parlamentar.


ALESC itinerante


Na próxima semana, dias 7 e 8, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina inicia um roteiro de sessões itinerantes pelo estado. E a primeira parada será no município de Blumenau. As sessões acontecem em dois dias. Em junho será a vez de Joinville; Criciúma em julho; Lages em outubro e, finalizando, Chapecó no mês de novembro. “Queremos ter esse contato direto com a população do interior que dificilmente tem a oportunidade de estar nas dependências da Assembleia, em Florianópolis”, destaca o presidente da Alesc, Mauro De Nadal. Segundo ele, o “Alesc Itinerante” vai reproduzir o funcionamento do Parlamento, com a realização de reuniões de comissões e sessões ordinárias para a votação de projetos. Além disso, as sessões terão um espaço destinado aos pronunciamentos de diferentes instituições.



Mais prefeitos presos


O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), deflagraram a 5ª Fase da Operação Mensageiro, que apura esquema de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro nos setores de coleta e destinação de lixo, de abastecimento de água e de iluminação pública em diversas regiões de Santa Catarina. Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e 19 de busca e apreensão. Entre os presos estão o prefeito e o vice-prefeito de São João do Itaperiú, Clézio José Fortunato (MDB) e Jaime Antônio de Souza (PL), respectivamente. O deputado estadual Emerson Stein (MDB) também foi alvo de mandado de busca e apreensão. Com isso, sobe para 22 o número de prefeitos presos até agora neste que é considerado o mais esquema de corrupção já descoberto na administração pública de Santa Catarina. Uma vergonha!

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube