Macuca em Subida. FOTO: Pedro Schmitt

Macuca em Subida. FOTO: Pedro Schmitt

Uma ferrovia construída pelos alemães no início do Século XX buscava a integração Leste-Oeste de Santa Catarina, mas apenas o Vale do Itajaí acabou contemplado. Um projeto grandeoso que foi deixado de lado em março de 1971, quando o governo federal decidiu encerrar as viagens da Estrada de Ferro Santa Catarina. Um final não feliz que dividiu famílias e que faz antigos ferroviários e familiares irem as lágrimas quando lembram do assunto.

Uma ferrovia que foi abandonada pelo governo e esquecida no Vale do Itajaí, onde existem apenas alguns vestígios da passagem dos trens. Uma memória que é preserva por poucos apaixonados pelos trilhos, que ainda trabalham para manter o espírito das ferrovias em cidades como Rio Negrinho e Apiúna

Uma ferrovia que voltou aos planos do governo federal, que chegou a incluir o projeto do PAC 2. Mas as autoridades no Vale parecem não dispostas a reavitar os trilhos, que sairiam do Oeste do Estado ao porto de Itajaí.

O especial CAMINHOS DE FERRO busca o resgate desta importante via para o Vale do Itajaí, esquecida pelo tempo, mas  ainda há tempo de a região voltar a andar nos trilhos.

BAIXE OS PDFS – Passado - PresenteFuturo